8 de abril de 2025

Pix com cartão de crédito: é possível? Entenda!

O Pix com cartão de crédito é uma modalidade de pagamento disponibilizada por diferentes bancos e instituições financeiras. Ele é uma variação do Pix tradicional e pode ser útil em diversas situações.

Por esse motivo, se você costuma utilizar o Pix e tem um cartão de crédito, vale a pena saber mais sobre essa solução.

Para isso, continue acompanhando esse conteúdo e confira as principais informações sobre o Pix com cartão de crédito!

Como funciona o Pix com cartão de crédito 

O Pix com cartão de crédito é uma alternativa que funciona de maneira similar ao Pix comum. Isso significa que para usá-lo você deve informar uma chave, além do valor da operação, para enviar o dinheiro instantaneamente a uma empresa ou pessoa.

No entanto, em vez de descontar o valor diretamente da sua conta, o débito ocorre como uma espécie de compra no cartão de crédito, funcionando como um empréstimo pessoal.

Na prática, a quantia enviada é incluída na fatura do cartão de crédito, sendo que há a possibilidade de realizar o parcelamento do valor em até 12 vezes.

Além dessas características, é válido mencionar que o Pix com cartão de crédito não é um serviço gratuito. A operação envolve a cobrança de juros e taxas por parte dos bancos, instituições financeiras ou carteiras digitais. Pode haver, ainda, tarifas de saque.

É relevante considerar essas questões antes de utilizar a modalidade. E mais: nem todas as instituições do mercado oferecem a solução.

Confira, a seguir, um resumo com as principais diferenças entre o Pix tradicional e o Pix com cartão de crédito:

Características Pix comum Pix com cartão de crédito
Formas de pagamento Conta corrente ou carteira digital Limite do cartão de crédito
Taxas e juros Não há (para pessoas físicas) Tem cobrança de taxas e juros
Limite de valor Durante o dia não tem limite. À noite, ele é de R$ 1.000,00 É definido pelo banco, instituição ou carteira digital
Prazo de pagamento À vista Parcelado em até 12 vezes

Vale observar que o destinatário do Pix recebe o pagamento total na hora, mesmo se quem está realizando a transferência parcele o valor. Além disso, não há nenhuma cobrança de taxa para quem recebe. 

Como fazer Pix com cartão de crédito: passo a passo

Após entender o funcionamento do Pix com cartão de crédito, vale a pena saber como utilizar essa modalidade na prática. Cada banco ou instituição tem um passo a passo específico, porém ele costuma ser parecido. 

1. Abra o aplicativo do banco ou carteira digital

Em primeiro lugar, acesse o app do seu banco ou instituição financeira que oferece a opção de Pix com crédito.

Embora o app seja o caminho mais comum para fazer Pix com o cartão de crédito, vale mencionar que ele também pode ser realizado pelo computador e notebook, via internet banking.

2. Acesse a opção “Pix”

Na tela inicial do app, toque na opção “Pix” ou “Área Pix” — cada empresa nomeia esse item de um jeito.

3. Selecione “Enviar”

Agora, clique em “Enviar”, “Transferir” ou “Pagar” para prosseguir com a operação — novamente, cada banco e instituição dá um nome diferente para essa opção.

4. Informe o valor da transferência

Neste quarto passo, você deve informar qual será o valor a ser enviado e seguir para a inclusão do destinatário. Dependendo do aplicativo utilizado, essa etapa pode vir depois e, no lugar, ser a parte de selecionar a chave Pix — basta prosseguir com a informação.

5. Selecione a chave Pix do destinatário 

Informe no app qual é a chave Pix de quem receberá a transferência — ela pode ser CPF ou CNPJ, número de celular, e-mail ou chave aleatória. Depois, confira os dados para evitar erros.

6. Selecione “Cartão de crédito” como forma de pagamento 

Após avançar, basta selecionar a forma de pagamento — no caso, “cartão de crédito” — para continuar com a operação.

7. Selecione o número de parcelas que deseja pagar

Caso queira parcelar o valor, é possível dividir em até 12 vezes, conforme explicado, lembrando que, nessa circunstância, a operação terá encargos (juros cobrados sobre o parcelamento).

8. Confirme a operação 

Depois de escolher o cartão de crédito como meio de pagamento e a quantidade de parcelas, revise os dados e informe a sua senha para concluir o processo. 

Quando vale a pena fazer Pix com cartão de crédito?

O uso do Pix com cartão de crédito pode ser uma alternativa em determinadas situações, considerando as taxas e os juros envolvidos. Em geral, essa opção é utilizada para aquisição de produtos ou serviços de maior valor, permitindo o parcelamento do pagamento.

Outra possibilidade é em casos de imprevistos ou emergências, quando há necessidade de realizar um pagamento imediato sem saldo disponível na conta.

Além disso, o Pix com cartão de crédito pode ser utilizado para aproveitar ofertas e promoções, desde que a transação seja planejada e alinhada com a organização financeira.

Por exemplo: quando uma loja oferece desconto no pagamento à vista via Pix, mas há necessidade de parcelamento, essa alternativa pode ser considerada para usufruir da promoção sem impactar o saldo disponível no momento.

Quais bancos fazem Pix com cartão de crédito? 

Diferentes bancos, instituições financeiras, fintechs e carteiras digitais oferecem o Pix com cartão de crédito. Veja a lista atualizada:

  • 99Pay;
  • Banco BV;
  • Banco do Brasil;
  • Digio;
  • Itaú;
  • Mercado Pago;
  • MeuTudo;
  • Nubank;
  • PicPay;
  • RecargaPay.

Vale observar que essa lista pode mudar ao longo do tempo, com a inclusão de mais empresas. Portanto, é importante verificar esse tipo de informação diretamente com a sua instituição para confirmar se ela oferece essa solução.

Tem taxa? 

Sim, conforme explicado, o Pix com cartão de crédito é uma modalidade que sofre a cobrança de taxas. Confira, na tabela a seguir, quanto cada empresa mencionada cobra para realizar essa operação — os dados são de fevereiro de 2025 e podem mudar:

Empresa Taxa de juros (ao mês)
99Pay a partir de 3,99%
Banco BV Sem taxa (apenas IOF)
Banco do Brasil A partir de 2,98% (varia conforme o cartão)
Digio 9,99%
Itaú a partir de 1,12%
Mercado Pago 6,49%
MeuTudo A partir de 1,40%
Nubank 3,99%m
PicPay 4,99%
RecargaPay 3,99%

Quem pode fazer o Pix por cartão de crédito?

Qualquer pessoa que tem um cartão de crédito ativo e com limite disponível pode fazer esse tipo de Pix.

Posso mandar um Pix com cartão para minha conta? 

Embora nem todas as empresas permitam, há alguns bancos, instituições e fintechs que possibilitam fazer um Pix com cartão de crédito para a sua própria conta. A RecargaPay é um exemplo.

É possível cancelar Pix com cartão de crédito? 

Via de regra, não há como cancelar um Pix — nem o tradicional, nem com cartão de crédito. Só é possível fazer isso antes da confirmação do pagamento ou caso ele seja agendado

Depois de confirmada, não é possível cancelar a operação. O Pix é uma transação instantânea e irreversível.

Porém, em caso de um erro, você pode entrar em contato com a pessoa que recebeu o Pix para solicitar a devolução do valor. Ou tentar cancelar o débito do cartão de crédito com o seu banco, algo que não é garantido, uma vez que a transação foi permitida.

Além desses caminhos, você pode recorrer ao Mecanismo Especial de Devolução (MED), sistema de devolução do Pix, criado pelo Banco Central. Suas regras também se aplicam ao Pix com cartão de crédito. 

Esse mecanismo funciona em casos de fraudes ou quando há uma falha operacional no sistema de qualquer dos participantes envolvidos na transação.

Quanto tempo leva para o Pix com crédito ser feito? 

O Pix com cartão de crédito não muda para quem recebe a transferência. Ou seja, ele continua sendo instantâneo. As diferenças para o Pix tradicional impactam somente quem realiza a operação, isto é, quem está pagando. 

Ao longo deste conteúdo, você viu o que é o Pix com cartão de crédito, como ele funciona e como fazer esse tipo de operação na prática. Agora, avalie se ele faz sentido para as suas necessidades.

Para complementar seus conhecimentos financeiros, leia esse outro conteúdo sobre como ganhar dinheiro com cartão de crédito!

Source link

About The Author