Evento foi durante ação esportiva promovida pela Associação de Amigos do Autista

Com caminhada e corrida na manhã fria deste domingo (dia 6), a campanha “Seu Abraço Aquece – Doe calor e faça o bem” foi lançada para arrecadar agasalhos.
A primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel, lançou neste domingo (6) a campanha “Seu Abraço Aquece – Doe calor e faça o bem” durante a 3ª Corrida da AMA (Associação de Amigos do Autista), em Campo Grande. O evento, que reuniu 800 participantes no estacionamento da Assembleia Legislativa, combinou ação solidária com atividade física, oferecendo três modalidades: caminhada de 3 km e corridas de 5 km e 10 km. A campanha de arrecadação de agasalhos acontecerá de 9 de abril a 20 de maio em todos os órgãos públicos estaduais. Serão aceitas doações de roupas, cobertores, luvas, cachecóis e sapatos novos ou em bom estado, que serão distribuídos a famílias em situação de vulnerabilidade social até o início de junho. Entidades interessadas em receber doações podem se inscrever a partir do dia 9.
O evento foi no estacionamento da Assembleia Legislativa, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, durante a 3ª Corrida da AMA (Associação de Amigos do Autista).
Madrinha da campanha, Mônica Riedel, primeira-dama de Mato Grosso do Sul, correu 10 quilômetros. Eram três opções para os participantes: caminhada de 3 quilômetros e corrida (de 5 km e 10 km).
“Me deixa muito feliz começar o domingo dessa forma. Vendo a participação de tanta gente. A corrida bonita, organizada. O percurso bem difícil, umas subidinhas ali que pegaram o pessoal de surpresa. Mas foi muito bom”, afirma Mônica.

Ela destacou que o lançamento da campanha do agasalho num dia frio ajuda a motivar as doações. Os donativos passam por triagem e a previsão é distribuir até o começo de junho. O evento foi em parceria com a AMA e a Assembleia. “É todo mundo envolvido. Juntos por causas muito nobres”, afirma a primeira-dama.
Vice-presidente da AMA, Flávia Caloni Gomes reforça que a participação na corrida tem crescido ano a ano.

“Começamos a primeira edição com 327, a segunda com 637 e esse ano a gente teve 800 inscritos. Isso traz muita felicidade. É o amor, é o bem sendo espalhado. A corrida existe para levar conscientização sobre o autismo, para que a gente possa cada vez mais incluir pessoas e evitar o preconceito dos nossos autistas”, enfatiza Flávia.
Participante da corrida, a professora Sidi Ajala, 46 anos, conta que se preparou bastante e gostou da chegada do primeiro friozinho do ano. “É até melhor, porque o metabolismo trabalha para fazer com que a gente corra melhor”.

O professor Clayton Medina, de 49 anos, apostava que chegaria ao pódio. “A expectativa é alta. Hoje tem pódio, com certeza”.
Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Gerson Claro (PP) lembrou a aprovação de leis sobre inclusão e o lançamento de sala multissensorial na Casa de Leis.
“Todos os deputados estão envolvidos nessa causa e alguns deles tem filhos que são autistas. Mas, independente disso, temos compromisso porque, afinal, representamos toda a sociedade”, diz o parlamentar.
Esposa do presidente da Assembleia, Cátia Claro enfatizou a importância da conscientização sobre o autismo, a parceria de longa data da AMA e o lançamento da campanha do agasalho.

Secretário adjunto da SAD (Secretaria Estadual de Administração), Roberto Gurgel explica que as entidades interessadas em receber os donativos podem se inscrever a partir de quarta-feira (dia 9).
“Aí, temos um longo trabalho para superar a fase das arrecadações, depois separar e identificar qual a necessidade de cada instituição. Para que aí sim a gente possa fazer entrega. São meses de trabalho exaustivo, mas com a finalidade de atender toda a população do Estado”, afirma Gurgel.

Campanha – A iniciativa solidária dos servidores públicos estaduais é para arrecadar roupas, agasalhos e cobertores destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Além de cobertores e casacos, serão aceitas doações de luvas, cachecóis, camisas, meias, sapatos. Os itens devem ser novos ou em bom estado de conservação. As arrecadações nos órgãos públicos e instituições parceiras vão de 9 de abril a 20 de maio.
Caixas de arrecadação serão colocadas em todas as secretarias, autarquias e fundações do governo de Mato Grosso do Sul.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
More Stories
Emergência por gripe aviária é estendida até outubro em todo o país – Lado Rural
Aposta simples rende R$ 38 mil para morador de Campo Grande
TJMS seleciona acadêmicos de Direito para estágio no interior – Empregos