5 de abril de 2025

Intel e TSMC podem se juntar com apoio do governo dos EUA

A Intel e a TSMC podem realmente se juntar em uma joint-venture no futuro, tanto para auxiliar o time azul a avançar na fabricação de chips, quanto ajudar a TSMC em ter mais participação nos EUA. Os detalhes foram revelados pelo site The Information, que aponta uma situação bem ajustada nos bastidores.

Segundo as informações do veículo, as duas empresas já costuraram um acordo para que a TSMC entre como uma investidora para ter 20% de participação na companhia azul. Os 80% restantes continuaram com a própria Intel e outros investidores mais novos ou já associados à fabricante de CPUs.

Todo o arranjo das negociações teria sido organizado pelo próprio governo dos EUA, que deseja ver a Intel forte no cenário global novamente. A companhia passou por dificuldades recentes e contratou um novo CEO para tocar os negócios nas últimas semanas, objetivando retornar ao cargo de fabricante de chips poderosos.

vision-2025-intel-marca-conferencia-para-revelar-inovacoes-thumb.png
No mercado consumidor, a Intel precisa mostrar mais inovações em novos processadores (Imagem: GettyImages)

TSMC é a cavalaria da Intel?

Por participar de 20% da Intel, a TSMC chegaria como uma espécie de “cavalaria” para auxiliar a Intel na produção de chips com litografias menores, abaixo dos 5 nanômetros. A TSMC se tornou uma das principais especialistas nesse quesito, e iria ceder parte da sua expertise aos engenheiros do time azul.

No entanto, receber a ajuda da TSMC também poderia causar um grave problema. Inevitavelmente, a Intel deve realizar demissões massivas, já que teria profissionais externos auxiliando em sua produção.

O formato joint-venture permite que as empresas se unam por tempo determinado, mas mantendo suas características de atuação. Para a TSMC, o investimento seria valioso para escapar de mais tarifas na importação de tecnologias de Taiwan, já que tecnicamente estaria atuando em solo norte-americano.

Apesar de toda a especulação, é preciso aguardar por um anúncio oficial de ambas as empresas. Inclusive, para isso, você fica bem informado ao visitar o site do TecMundo.

Source link

About The Author