5 de abril de 2025

EUA estão ‘testando’ se Rússia leva a sério paz na…

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse nesta sexta-feira, 4, que os EUA saberão dentro de semanas se a Rússia está realmente comprometida com a paz na Ucrânia, alertando que o presidente Donald Trump não “cairia na armadilha de negociações intermináveis”.

“Estamos testando para ver se os russos estão interessados na paz. Suas ações — não suas palavras — determinarão se são sérias ou não, e pretendemos descobrir isso mais cedo ou mais tarde”, disse Rubio em Bruxelas, após conversas com aliados da Otan, a principal aliança militar ocidental. 

Segundo Rubio, o governo russo e o presidente Vladimir Putin “terão que tomar uma decisão sobre se levam a paz a sério ou não”.

Pressão europeia

A fala de Rubio ocorre em meio às crescentes críticas de países europeus, que acusam Moscou de postergar uma decisão sobre a proposta de cessar-fogo apresentada pelo governo Trump.

Moscou “deve uma resposta aos Estados Unidos”, que “trabalharam muito para chegar a um esforço de mediação e uma proposta de cessar-fogo”, disse o ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Noël Barrot, em Bruxelas. Já o ministro das Relações Exteriores britânico, David Lammy, disse que Putin “continua a arrastar os pés”.

Continua após a publicidade

Um funcionário do alto escalão do Departamento de Estado dos EUA disse na quinta-feira que “houve consenso de que a Rússia precisa fazer mais, que a Rússia deveria concordar com um cessar-fogo.”

Negociações de cessar-fogo

Embora Trump continue a sugerir publicamente que Putin quer acabar com a guerra, as autoridades americanas têm se mostrado cada vez mais impacientes com a falta de progresso nas negociações por um cessar-fogo na Ucrânia.

Um enviado do Kremlin, Kirill Dmitriev, desembarcou em Washington esta semana, marcando a primeira vez desde o início da invasão em grande escala da Rússia que um alto funcionário russo viajou para os EUA. Dmitriev descreveu as reuniões com autoridades americanas como evidências de uma “dinâmica positiva” entre ambos os países e afirmou que um progresso foi feito em direção à paz na Ucrânia.

Continua após a publicidade

Rubio, por sua vez, tomou uma postura mais dura em relação ao encontro. “Ele vai levar algumas mensagens de volta, e a mensagem é que os Estados Unidos precisam saber se você está falando sério ou não sobre a paz”, disse ele, se referindo a Dmitriev.

Em março, Putin rejeitou um apelo do governo dos EUA por um cessar-fogo imediato e apresentou novas exigências, incluindo o fim das sanções americanas, como condição.

Source link

About The Author