A África do Sul pode ser um dos próximos países a adicionar o avião de transporte militar KC-390 da Embraer à sua frota, após a fabricante brasileira assinar um acordo com a empresa aeroespacial e de defesa sul-africana Denel, na sexta-feira (4). A parceria foi anunciada durante a feira de segurança LAAD 2025 no Rio de Janeiro (RJ).
O Memorando de Entendimento (MoU) assinado prevê a colaboração industrial entre as duas companhias e a expansão da presença da aeronave no país. A iniciativa também permitirá à Denel atuar na fabricação de aeroestruturas e operações de manutenção, reparo e revisão.

Essa parceria acontece em um momento no qual a África do Sul busca alternativas para atualizar sua frota de aviões militares. Neste cenário, o Embraer KC-390 Millenium se posiciona como uma opção capaz de atender às necessidades do país, apresentando desempenho avançado, versatilidade para diferentes missões e bom custo-benefício.
Utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2019, o cargueiro vem ganhando cada vez mais espaço no exterior, estando em serviço com a Força Aérea de Portugal e a Força Aérea da Hungria. Ele foi comprado por oito países e um cliente não revelado, até o momento, além de ter sido selecionado por Suécia e Eslováquia para a atualização de suas frotas.
Preparado para qualquer desafio
Com capacidade para transportar cargas úteis de até 26 toneladas, o KC-390 é projetado para se adaptar aos mais variados tipos de missões. Além de carregar tropas e cargas, ele pode ser usado para reabastecimento aéreo, como tanque e receptor, e realizar lançamentos no ar.
Atuar em operações de combate a incêndios, ajuda humanitária, evacuação médica e missões especiais são algumas de suas outras capacidades, graças à rápida reconfiguração da aeronave. O modelo também pode operar em pistas semipreparadas ou não pavimentadas, incluindo cascalho, grama e solo compactado.
O cargueiro multimissão de fabricação brasileira, que chega a mais de 900 km/h de velocidade e tem alta eficiência de combustível, acumula mais de 15 mil horas de voo desde a sua adoção pela FAB. Ele atuou em operações de grande importância, como o transporte de insumos e profissionais de saúde para áreas remotas durante a pandemia de covid-19.
A aeronave de transporte militar também foi utilizada em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, às comunidades Yanomami afetadas por uma crise sanitária e em missões internacionais no Líbano, Haiti e Ucrânia. A FAB conta com seis unidades do KC-390 da Embraer.
Curtiu o conteúdo? Então, não se esqueça de compartilhar esta e outras notícias do TecMundo nas redes sociais.
More Stories
O bom filho à casa torna! GTA 5 e GTA Online retornarão ao Game Pass em abril
LEGOS Technic com até 31% OFF na Amazon: garanta colecionáveis Bugatti, Ford GT, Lamborghini e mais
12 profissões do futuro que surgiram com a tecnologia