Apesar de apelos, o PL vai tentar obstruir a votação do projeto da reciprocidade econômica no plenário da Câmara dos Deputados, disse à CNN o líder da bancada da sigla, Sóstenes Cavalcante (RJ). A perspectiva é que o projeto seja votado no plenário da Casa até quinta-feira (3).
O PL começou uma obstrução aos trabalhos da Câmara como forma de pressionar o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), a pautar o projeto de lei que anistia réus por crimes ligados ao 8 de janeiro de 2023 e outros episódios.
“Vamos obstruir tudo, não tem exceção”, declarou Sóstenes.
O posicionamento acontece apesar de apelos que o líder já recebeu da bancada ruralista no Congresso, que tem no PL membros importantes e defensores do setor.
O analista da CNN Caio Junqueira também mostrou que Hugo Motta e o favorito a relatar o projeto, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), entraram na operação para que a votação aconteça.
No Senado, o projeto recebeu o apoio tanto do governo quanto da oposição, inclusive da bancada dos senadores do PL.
Nesta terça-feira (1º), o PL recebeu um apoio discreto do centrão na primeira tentativa de obstruir o plenário da Câmara. Mesmo com a tentativa do PL de impedir qualquer votação, uma Medida Provisória do governo federal com a abertura de crédito extraordinário a vários ministérios foi aprovada.
O placar de um requerimento de retirada de pauta, por exemplo, foi de 269 votos não contra 88 votos sim.
Questionado sobre o fato, Sóstenes avaliou que a obstrução foi “bem-sucedida”, porque o plenário acabou votando só uma MP.
More Stories
Saiba quem são os filhos de Val Kilmer, que morreu aos 65 anos
Talibã busca reconhecimento diplomático em negociações com governo Trump
Bolsonaro tem 33,3% e Lula, 28,6% em intenções de votos em MG, diz pesquisa