Alguns dos principais sítios históricos, religiosos e turísticos que fazem parte da paisagem de Mianmar foram destruídos em função do poderoso terremoto de 7,7 graus na escala Richter que abalou o país, na sexta-feira, 28. Cerca de 150 edifícios com essas caracaterísticas foram, ao menos, parciamente atingidos, segundo o governo local.
Em Mandalay, uma das cidades mais famosas pela profusão de imponentes templos budistas e mesquitas muçulmanas, diversos edifícios com característica de patrimônio histórico e cultural vieram ao chão, causando comoção da comunidade internacional. O Mosteiro Me Nu Brick, com 200 anos de idade foi bastante destruído. Várias das varandas características do edifício desabaram.
Um vídeo que circulas pelas redes sociais mostra o templo de Shwe Sar Yan perdendo sua caracterísitca torre dourada. Ao fundo se escuta gritos de lamento dos espectadores.
Uma das cenas mais dramáticas se viu na parte oeste da cidade. Monges budistas se reúnem no meio da rua para fugir dos tremores, no meio da rua, próximos das ruínas de uma torre de relógio, que era a peça central do Novo Mosteiro Masoeyein. Em seguida, eles testemunham um outro edifício ruir completamente.
Newly built MaSoeYane monastery living quarters crumbled down as the second quake hit Mandalay. The natural disaster happened days before the Buddhist monks are to take their exams. #myanmarearthquake #MyanmarFactCheck pic.twitter.com/WArJTcsRwA
— Thet Zaw (@msthetzaw) March 28, 2025
Buddhist monks at the New Masoeyein monastery in #Mandalay survey the remains of a toppled clock tower as their monastery building collapses before them right after the #MyanmarEarthquake.
Live @nytimes coverage: pic.twitter.com/y18aAEJaun
— Malachy Browne (@malachybrowne) March 28, 2025
Diversas mesquitas em todo país tiveram seus minaretes destruídos. Cerca de 500 pessoasestavam dentro dos templos no momento do tremor de terra e acabaram perdendo a vida.
🚨 Mayanmar
Hundreds of people were offering Ramzan prayers in the mosque when a massive earthquake of 7.9 magnitude struck.
Hardly anyone survived as the earthquake did not even spare the mosque.Before After pic.twitter.com/zDsOxipQf1
— Islamist Cannibal (@Raviagrawal300) March 28, 2025
Em Pindaya, cidade localizada a 112 quilômetros do epicentro, monumentos budistas conhecidos como stupas, que adornavam um grande monastério, foram derrubados.
Mianmar é governado por uma junta militar, que frequentemente reprime movimentos rebeldes, o que deve dificultar as tratativas de ajuda internacional para recuperação do patrimônio.
More Stories
Acusado de vandalizar resort de Trump na Escócia é…
China faz exercícios militares perto de Taiwan e f…
ONU afirma que 15 paramédicos e socorristas palest…