1 de abril de 2025

Templos históricos são destruídos com terremoto, e…

Alguns dos principais sítios históricos, religiosos e turísticos que fazem parte da paisagem de Mianmar foram destruídos em função do poderoso terremoto de 7,7 graus na escala Richter que abalou o país, na sexta-feira, 28. Cerca de 150 edifícios com essas caracaterísticas foram, ao menos, parciamente atingidos, segundo o governo local.

Em  Mandalay, uma das cidades mais famosas pela profusão de imponentes templos budistas e mesquitas muçulmanas, diversos edifícios com característica de patrimônio histórico e cultural vieram ao chão, causando comoção da comunidade internacional. O Mosteiro Me Nu Brick, com 200 anos de idade foi bastante destruído. Várias das varandas características do edifício desabaram.

Um vídeo que circulas pelas redes sociais mostra o templo de Shwe Sar Yan perdendo sua caracterísitca torre dourada. Ao fundo se escuta gritos de lamento dos espectadores.

Uma das cenas mais dramáticas se viu na parte oeste da cidade. Monges budistas se reúnem no meio da rua para fugir dos tremores, no meio da rua, próximos das ruínas de uma torre de relógio, que era a peça central do Novo Mosteiro Masoeyein. Em seguida, eles testemunham um outro edifício ruir completamente.

Continua após a publicidade

Diversas mesquitas em todo país tiveram seus minaretes destruídos. Cerca de 500 pessoasestavam dentro dos templos no momento do tremor de terra e acabaram perdendo a vida.

Continua após a publicidade

Em Pindaya, cidade localizada a 112 quilômetros do epicentro, monumentos budistas conhecidos como stupas, que adornavam um grande monastério, foram derrubados.

Mianmar é governado por uma junta militar, que frequentemente reprime movimentos rebeldes, o que deve dificultar as tratativas de ajuda internacional para recuperação do patrimônio.

 

Source link

About The Author