1 de abril de 2025

Morre aos 90 anos Richard Chamberlain, conhecido por “Dr. Kildare“

Richard Chamberlain, ator americano que começou a carreira interpretando um médico bonitão na TV e se tornou o rei das minisséries, morreu neste sábado (29). Ele faleceu no Havaí devido a complicações após um derrame, segundo informou o publicitário Harlan Boll em um comunicado. Chamberlain tinha 90 anos e faria aniversário na segunda-feira (31).

Ao longo dos anos, ele desempenhou muitos papéis: ator, cantor, soldado, pintor, autor. Seu primeiro destaque, que consolidou seu status de galã, foi o de um jovem médico charmoso em “Dr. Kildare”, série que foi ao ar pela NBC entre 1961 e 1966. Em 1963, Chamberlain ganhou seu primeiro Globo de Ouro na categoria de melhor astro masculino da TV por sua atuação como Dr. Kildare. “A série decolou imediatamente em todo o mundo. Eu recebia toda a atenção e isso era meu sonho absoluto se tornando realidade. Eu estava tão feliz”, relembrou o artista em uma entrevista em 2021.

Chamberlain também teve uma carreira cinematográfica próspera. Nos anos 1970, interpretou Octavius Caesar em “Júlio Cesar” (1970), ao lado de Charlton Heston e Jason Robards, e contracenou com Raquel Welch e Oliver Ree em “Os Três Mosqueteiros” (1973). Em 1974, teve um papel no filme vencedor do Oscar “Inferno na Torre”.

Rei da minissérie

Na década de 1980, Chamberlain também se tornou conhecido como o “rei da minissérie”, de acordo com a Associated Press. Ele estrelou “Shōgun” em 1980 e “Pássaros Feridos” em 1983, trabalhos de sucesso que lhe renderam dois Globos de Ouro. Em 1996, ele reprisou o papel do Padre Ralph de Bricassart, protagonista de “Pássaros Feridos”, no filme para a TV “Pássaros Feridos: os Anos Ausentes”.

O ator Richard Chamberlain, em cena da minissérie "Pássaros Feridos"
Ator recebeu Globo de Ouro por sua atuação na minissérie “Pássaros Feridos”, sucesso nos anos 1980 • Reprodução/ABC

Chamberlain também desempenhou o papel de Jason Bourne na primeira adaptação da história para a  TV, numa minissérie que foi ao ar em 1988. Ele estrelou vários filmes e telefilmes ao longo da década de 1990 e, nos anos 2000, apareceu como convidado em seriados como “Will and Grace” e “Desperate Housewives”. Seu crédito final em sua página do IMDb é pelo drama-mistério de 2019 “Finding Julia”.

O ator também teve vários papéis memoráveis nos palcos, incluindo uma temporada como Henry Higgins em “My Fair Lady” e uma breve passagem pela Broadway ao lado de Mary Tyler Moore em “Breakfast at Tiffany’s”.

Nascido em Los Angeles, Califórnia, Chamberlain cresceu em Beverly Hills com seus pais e seu irmão mais velho Bill antes de obter um diploma de bacharel em artes pelo Pomona College. Após se formar, Chamberlain se juntou ao Exército dos EUA e serviu 16 meses na Coreia, onde obteve o posto de sargento.

Chamberlain deixa seu parceiro de longa data Martin Rabbett. “Nosso amado Richard está com os anjos agora. Ele está livre e voando para aqueles entes queridos antes de nós”, disse Rabbett à CNN. “Quão abençoados fomos por termos conhecido uma alma tão incrível e amorosa.”

Sucesso em NY, conheça peça de Denzel Washington e Jake Gyllenhaal

 

Source link

About The Author