Não é segredo que o Game Pass democratizou o acesso aos videogames, já que oferece um bom catálogo de jogos a um preço acessível e a possibilidade de jogar nos consoles e no PC. Além disso, quem assina o nível Ultimate ainda pode aproveitar os jogos do Xbox Cloud Gaming, que também podem ser acessados nas mesmas plataformas — além de Smart TVs Samsung e celulares. A boa notícia aqui, no entanto, é que a Microsoft quer tornar o serviço de nuvem ainda melhor no Brasil.
Para acessar o Xbox Cloud Gaming é realmente muito simples e basta fazer isso através de qualquer dispositivo mencionado acima. Embora seja um processo facilitado, quem joga na nuvem do Game Pass aqui no Brasil precisa aguardar em uma fila que pode levar até 10 minutos de espera — o que certamente acaba sendo um empecilho para alguns jogadores.

Felizmente, parece que essa demora de 10 minutos para acessar os jogos em nuvem do Xbox Cloud Gaming já está no radar da Microsoft, segundo o Tecnoblog — que conversou com Matt Booty, chefe da Xbox Game Studios, sobre o assunto.
Microsoft quer expandir a estrutura do Xbox Cloud Gaming, mas não falou quando isso deve acontecer
Segundo Booty, a Microsoft ainda está trabalhando para expandir a sua oferta de jogos em nuvem, principalmente na questão de infraestrutura.
Segundo o executivo, “isso faz parte da estratégia fundamental para o futuro” do serviço. “Espero que a situação melhore à medida que continuamos ampliando essa capacidade”, explicou.

Apesar da boa notícia, a empresa ainda não forneceu uma previsão para que o Xbox Cloud Gaming melhore no Brasil. Por ora, melhor ter paciência para enfrentar as filas de 10 minutos para acessar o serviço.
Booty fala sobre o futuro do Xbox e sugere que a marca deve estar onde os jogadores estão
Depois que a Microsoft concluiu a compra da Activision Blizzard e mudou a estratégia para uma publisher multiplataformas, ficou bastante claro a abordagem da empresa para a atual geração — e, bem, o hardware não foi uma prioridade.
Questionado sobre o futuro do Xbox nesse sentido, Booty afirmou que não “possui uma bola de cristal” para saber se a empresa continuará com a abordagem de consoles para a próxima geração — mas sugeriu que a Microsoft sempre deve estar onde os jogadores estão.

“É essencial continuarmos dando suporte àqueles que sempre estiveram conosco nos consoles, crescermos no PC e entendermos como os jogadores de PC são diferentes dos de console. Também precisamos investir nos jogos na nuvem e levar nossos títulos para o mobile”, disse ao Tecnoblog.
Xbox portátil pode fazer parte dos planos para o futuro
Ainda estamos no meio da atual geração, mas os rumores sobre a próxima já estão a todo o vapor nas redes sociais. Após a revelação do Switch 2 e novas especulações sobre o PS6, que supostamente será focado em retrocompatibilidade e terá mais uma vez o chip da AMD, parece que a Microsoft também estaria se movimentando nos bastidores e planejando entrar no mercado de portáteis com um PC de mão no melhor estilo Steam Deck.

De acordo com um relatório publicado recentemente pelo Windows Central, esses planos entrarão em ação ainda em 2025 com o lançamento de um Xbox portátil dedicado para jogos de terceiros. Segundo o jornalista Jez Corden, o novo dispositivo de codinome “Keenan” deve chegar até o fim do ano.
Além disso, o suposto portátil está sendo construído com base nas “sensibilidades de design” da marca e terá uma aparência “inconfundível de Xbox”. Simplificando, se você imaginar um aparelho com aqueles botões coloridos familiares, provavelmente não estará muito longe disso.
Certamente, nada disso foi confirmado oficialmente pela Microsoft até o momento, mas vale lembrar que o próprio Phil Spencer já falou sobre a possibilidade de um Xbox portátil em entrevista ao programa Gamertag Radio no início do ano.
“Vamos construir um hardware inovador que as pessoas queiram usar para jogar, seja em suas mãos, na televisão ou até mesmo em outros lugares”, disse na entrevista. Será que o portátil faz parte dessa nova visão de futuro?
Você tem aproveitado o serviço de nuvem do Xbox? Tem enfrentado problemas? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!
More Stories
Vazamento da Oracle é real e expôs clientes, apontam novos indícios
Elena Bianda existiu? Entenda verdade por trás da série A Dama de Companhia
ChatGPT libera criação de imagens para todos os usuários; veja como fazer a sua