31 de março de 2025

Vídeo: Arranha-céu desmorona em Bangkok, na Tailân…

Um arranha-céu colapsou nesta sexta-feira, 28, em Bangkok, capital da Tailândia, após a cidade registrar tremores decorrentes de um forte terremoto em Mianmar. O prédio estava em construção e acredita-se que 117 pessoas, incluindo trabalhadores da obra, estejam presas nos escombros. Nove vítimas foram encontradas no local, segundo a a vice-governadora de Bangkok, Tavida Kamolvej.

A capital tailandesa foi declarada uma área de desastre depois de ser atingida pelo terremoto de magnitude 7,7 na escala Richter. Como forma de prevenção, a polícia de Bangkok está retirando moradores de prédios considerados inseguros e orientou o público a não visitar arranha-céus, característicos da cidade densamente povoada — a área metropolitana de Bangkok, por exemplo, é lar de mais de 17 milhões de pessoas.

Mas a situação na Tailândia está “começando a melhorar” e parte das pessoas recebeu autorização para retornar com segurança para dentro de casa, disse a primeira-ministra tailandesa, Paetongtarn Shinawatra. Ela informou que “os edifícios com problemas são aqueles em construção, onde tanto a integridade estrutural quanto a estabilidade das paredes são preocupações” e que não há risco de tsunamis.

“Queremos tranquilizar o público de que os tremores secundários após este evento não representarão uma ameaça significativa. Moradores de edifícios altos que sofreram danos menores podem retornar com segurança para suas residências”, acrescentou ela.

Continua após a publicidade

Situação em Mianmar

O cenário é diferente em Mianmar. Em discurso televisionado, o chefe do governo militar de Mianmar afirmou que ao menos 144 pessoas morreram e outras 730 ficaram feridas, embora tenha alertado que o número deve aumentar.

O tremor de magnitude 7,7 se assemelha, segundo especialistas, ao que matou mais de 50 mil pessoas na Turquia, em 2023.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) disse que o terremoto foi superficial, a uma profundidade de apenas 10 km, com o epicentro perto da cidade de Mandalay, no centro do país, a cerca de 50 km da cidade de Monywa. Sua magnitude faz dele um dos sismos mais poderosos a atingir a região nos últimos tempos; um tremor secundário, de magnitude 6,4, ocorreu 12 minutos depois.

Source link

About The Author