Os moradores do estado de Queensland, na Austrália, estão em alerta para mais chuvas fortes após inundações recordes isolarem cidades e alagarem diversas áreas da região nesta sexta-feira, 28.
No oeste de Queensland, várias áreas registraram as piores inundações em 50 anos, forçando os moradores a deixarem suas casas. Em alguns locais, o volume de precipitação ultrapassou 600 milímetros nos últimos dias, quase o dobro da média anual, segundo a emissora Nine News.
O Departamento de Meteorologia da Austrália alertou na quinta-feira que a situação deve persistir por semanas, com os rios ainda em níveis elevados e mais chuvas previstas.
A year’s worth of rain causes flooding chaos in #Queensland
VC: Joe & Stacey Tully#Australia #Cyclone #Storm #Flood #QLD #FlashFlood #Rain #Climate #Weather #Viral pic.twitter.com/fSvd8JA9ER
— Earth42morrow (@Earth42morrow) March 27, 2025
“Esta não é uma chuva regular da estação chuvosa”, disse o primeiro-ministro de Queensland, David Crisafulli, na sexta-feira. “Estamos lidando com um evento que está em níveis sem precedentes em muitas dessas comunidades.”
Nos municípios de Jundah, Stonehenge e Windorah, os níveis de água excederam os das inundações históricas de 1974, de acordo com a emissora pública ABC.
O norte e centro de Queensland estão em alerta climático severo desde o início da semana, com previsão de até 120 mm de chuva em apenas seis horas em algumas áreas. O rio Haughton, no noroeste do estado, teve um aumento significativo em seu nível de água, atingindo 2,68 metros na noite de quarta-feira e excedendo o nível de inundação principal de 2,5 metros.
Enquanto isso, no centro de Queensland, a forte precipitação fez com que o condado de Quilpie Shire, uma área do governo local, registrasse seu dia de março mais chuvoso em 15 anos, com 130 mm de chuva.
As fortes chuvas chegam ao estado em um momento de fragilidade após o ciclone Alfred atingir a costa leste densamente povoada da Austrália, deixando centenas de milhares de casas no sudeste de Queensland e no norte de Nova Gales do Sul sem energia.
Além disso, no início do ano, chuvas recordes causaram inundações ao longo de um trecho de 735 quilômetros de Queensland, matando pelo menos uma pessoa e forçando milhares a deixarem suas casas.
More Stories
Número de mortos do terremoto em Mianmar ultrapass…
Musk distribui cheques de US$ 1 milhão às vésperas…
Explosão em mina de carvão na Espanha deixa cinco…