O Banco de Brasília (BRB), que é controlado pelo governo do Distrito Federal, anunciou nesta sexta-feira (28) um acordo para comprar o Banco Master, de Daniel Vorcaro – o empresário passará a compor o conselho de administração do Master. O BRB está comprando 49% das ações ordinárias, 100% das ações preferenciais e 58% do capital total do Master.
A aquisição foi aprovada nesta sexta-feira pelo conselho de administração do BRB, conforme fato relevante ao mercado.
Segundo o BRB, as empresas manterão suas estruturas separadas, com “compartilhamento de governança, expertise, sinergias e coordenação estratégica e operacional”.
O preço de aquisição será equivalente a 75% do patrimônio líquido consolidado do Banco Master, ajustado por eventuais “baixas de ativos ou reconhecimentos de apontamentos no balanço do Banco Master”, disse o BRB.
O acordo ainda está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Em entrevista ao portal Metrópoles, o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, disse que a compra do Master tornará o BRB um dos 10 maiores bancos brasileiros em carteira de crédito e que o banco brasiliense passarará a atender 15 milhões de clientes.
Segundo Costa, o plano é expandir a atuação do banco para além do Distrito Federal e reforçar a atuação em segmentos como mercados de capitais, câmbio, middle e corporate, além de cartão de crédito consignado.
Banco Master
O Banco Master foi fundado em 1974 como Máxima Correta de Títulos e Valores Mobiliários. Em 1990, passou a atuar como instituição financeira, o que deu oridem ao Banco Máxima, quando a atuação estava concentrada em operações de crédito imobiliário
Em 2018, o empresário Daniel Vorcaro assumiu a presidência do banco, que passou por uma reformulação e passou a se chamar Banco Master. Desde então, a empresa expandiu sua atuação para áreas como crédito pessoal, consignado, câmbio, investimentos imobiliários e private equity.
Nos últimos anos, o Banco Master também foi às compras. Em 2024, comprou participação majoritária no banco digital Will Bank, o que significou a expansão da base de clientes para mais de 10 milhões de pessoas. O Master também investiu em outros setores, como saúde, ao adquirir ações da Oncoclínicas.
More Stories
Michael Klein, da família fundadora das Casas Bahia, pressiona por mudanças no conselho da empresa
Apple e Musk entram em guerra com seus planos de expansão de satélites
Bitcoin sobe 2% e criptomoedas têm alta apesar de tensão com tarifas de Trump