O papa Francisco se recupera de uma pneumonia que o deixou à beira da morte em duas ocasiões, segundo seus médicos, mas, já de volta ao Vaticano após 38 dias no hospital, deve pronunciar a tradicional bênção Urbi et Orbi (à cidade de Roma e ao mundo, em latim) na praça de São Pedro no domingo de Páscoa, em 20 de abril, afirmou a Santa Sé nesta quinta-feira, 27.
O líder católico de 88 anos voltou para casa no último domingo 23, após passar cinco semanas no hospital público Gemelli, em Roma. Seus médicos alertaram que ele precisa de pelo menos dois meses de recuperação.
Sua saúde frágil levantou dúvidas sobre sua participação nas celebrações da Páscoa, o período mais sagrado do calendário cristão, que culmina em 20 de abril. O calendário para celebrações litúrgicas para o período, publicado pelo Vaticano nesta quinta, não menciona a presença do papa, mas inclui a bênção Urbi et Orbi.
+ Quem é a senhora que levou flores amarelas para o papa Francisco
O ritual é tradicionalmente chefiado pelo papa, do alto da sacada principal na Basílica de São Pedro, no domingo de Páscoa e no dia de Natal. A bênção não pode ser delegada a mais ninguém, embora possa ser transmitido de forma diferente, por exemplo, em um vídeo ao vivo.
O Vaticano não informou se Francisco participaria de outras celebrações da Semana Santa (provavelmente não). Mas, sem especificar quem chefiará ritos como as Estações da Cruz no Coliseu em Roma, confirmou que a programação continua de pé.
+ Em meio a crise de fé, um fenômeno: jovens buscam Deus em peregrinação ao Vaticano
Desde que o pontífice foi internado, cardeais seniores tomaram seu lugar na liderança das missas. A secretaria de imprensa da Santa Sé disse que a participação do papa em eventos da Páscoa seria decidida com base na evolução de sua saúde “nas próximas semanas”. Anteriormente, a ordem era de que ele não deveria conduzir os ritos.
O Vaticano também manteve a data de canonização do beato italiano Carlo Acutis, apelidado de “santo millennial” e “padroeiro das redes sociais”, para 27 de abril, mas sem confirmar se Francisco participará da cerimônia. Tecnicamente, somente um papa pode declarar alguém santo.
More Stories
Terremoto de magnitude 7 atinge Tonga e aciona ale…
‘Não estou brincando’: Trump insiste em terceiro m…
Ministro dinamarquês rebate críticas de vice-presi…