
O presidente Lula afirmou, em declaração à imprensa depois de reunião bilateral nesta quarta-feira com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, que a relação do Brasil com o país asiático “mudou de patamar”.
Segundo o Palácio do Planalto, a viagem de Lula – com grande comitiva de ministros, parlamentares e empresários – ao Japão, resultou na assinatura de dez acordos e oitenta instrumentos de cooperação entre as duas nações.
Ficou decidido que, a partir de agora, os chefes de Estado de Brasil e Japão se visitarão a cada dois anos.
Ishiba manifestou a intenção de fortalecer as relações comerciais japonesas com o Mercosul e de atuar junto com o Brasil em temas ligados ao meio ambiente e ao combate às mudanças climáticas.
O líder japonês afirmou também que quer aumentar o uso de biocombustíveis que acelerem a descarbonização no setor automotivo, de cooperar para recuperar terras degradadas no Brasil e de trabalhar pelo acesso da carne bovina brasileira ao mercado de seu país.
Durante a viagem, os governos selaram acordo entre a ANA (All Nippon Airways), maior companhia aérea japonesa, e a Embraer, que resultou na compra de quinze jatos brasileiros, com possibilidade de aquisição de mais cinco, em um negócio de 10 bilhões de reais.
More Stories
jus sanguinis: Cidadania italiana: novas regras vã…
Terremoto em Mianmar: número de mortos passa de 1…
Templos históricos são destruídos com terremoto, e…