No empreendedorismo, há dois elementos críticos e divergentes. Primeiro, todo empreendedor deseja ser bem-sucedido – isso é fato. Segundo, a probabilidade de fracasso é maior do que a chance de sucesso.
Diversas estatísticas corroboram essa segunda questão. Podemos considerar que, em geral, 30% dos novos negócios falham nos primeiros dois anos, e 50% não sobrevivem além de cinco anos. Outros dados mostram que a maioria das startups não obtém sucesso: mais de dois terços delas não oferecem retorno positivo aos investidores.
Como podemos alinhar essas duas questões? Em outras palavras, como podemos manter, ou incrementar, o ímpeto empreendedor e, ao mesmo tempo, aumentar a probabilidade de sucesso de uma iniciativa empreendedora?
Minhas pesquisas e experiência no empreendedorismo inovador apontam três fatores essenciais para avaliar as chances de sucesso de uma startup: empreendedores, modelo de negócio e momento ideal (ou timing). Denomino essa convergência de fatores como o ponto ideal (ou sweet spot) do sucesso empreendedor.
Empreendedores
Os empreendedores são indivíduos especiais. Eles possuem algumas características e competências que os diferenciam daqueles que optam por outras trajetórias profissionais.
As características pessoais que mais se destacam nos empreendedores são: autonomia, capacidade de inovação, orientação para realização (e resultados), propensão a assumir riscos, proatividade, autoeficácia e locus de controle (ou seja, o indivíduo entende que os resultados são decorrentes de suas próprias decisões e ações). Ressalto ainda a capacidade de adaptação e de aprendizado.
As competências empreendedoras remetem ao conjunto de conhecimentos, experiências e habilidades do indivíduo em empreender, e são principalmente associadas ao processo de aprendizagem do empreendedor.
Quando os empreendedores formam um time de fundadores de uma startup, as características pessoais de cada um deles são moldadas e complementadas. Ademais, as competências individuais se somam, e representam um conjunto de ativos de capital intelectual, social e emocional. Esses ativos indicam sinais de que a iniciativa empreendedora liderada por eles pode ser bem-sucedida.
Por esse motivo, quando os empreendedores buscam uma captação de capital de risco, a qualidade do time de fundadores é um dos principais elementos considerados na decisão de alocação de capital.
Modelo de negócio
O modelo de negócio de uma startup determina como ela gera valor econômico e social. Assim, é uma das principais decisões de um empreendedor. Particularmente, considero que esta é a principal decisão de um novo negócio.
O desenho e a validação de um modelo de negócio inovador são atividades complexas. Afirmo isso pela quantidade de variáveis que um empreendedor precisa lidar e o impacto resultante das respectivas escolhas. Além disso, há um elevado nível de incerteza, particularmente nos estágios iniciais de uma iniciativa empreendedora. Assim, cabe ao empreendedor desenhar o modelo de negócio adequado, ajustar esse modelo (ou pivotar) conforme as validações são realizadas e, ao mesmo tempo, tentar mitigar os principais riscos, tais como tecnológicos, de mercado, legais e regulatórios.
Várias abordagens podem ser utilizadas para o desenho do modelo de negócio. Adoto (e sugiro) uma abordagem de natureza científica, por meio de um processo iterativo e estruturado com decisões, validações e ações claramente definidos.
Momento ideal
O momento ideal (ou timing) de empreender está relacionado a duas habilidades do empreendedor: identificação da oportunidade, e decisão sobre o desenvolvimento da iniciativa empreendedora.
A primeira remete à busca, conexão e avaliação de informações sobre oportunidades potenciais. Essa habilidade é conhecida como alerta empreendedor. A segunda implica na decisão e consequente efetiva alocação de recursos por parte do empreendedor – essa atividade é a ação empreendedora.
O momento ideal de empreender está conectado a outros dois elementos: um interno e outro externo. O elemento interno diz respeito ao momento do próprio empreendedor. Ele precisa avaliar se ele apresenta condições financeiras, familiares, profissionais e de saúde favoráveis para empreender naquele momento.
O elemento externo considera o mercado que ele pretende atuar. O empreendedor necessita avaliar se o mercado é (ou será) adequado para empreender. Por exemplo, as descontinuidades (ou rupturas) de diferentes naturezas – tecnológicas, políticas, sociais, econômicas, ambientais, epidemiológicas e legais – podem proporcionar oportunidades de inovação. Há vários exemplos de descontinuidades tecnológicas que estão associadas ao surgimento e crescimento de novas empresas. Dentre as mudanças tecnológicas, posso citar a computação pessoal, internet, vídeo streaming, smartphone, RNA-mensageiro, veículos elétricos e inteligência artificial.
Ponto ideal
O ponto ideal do sucesso empreendedor ocorre na convergência desses três fatores: empreendedores (fator “quem”), modelo de negócio (fator “como”) e timing (fator “quando”). Assim, três questões merecem uma análise crítica ao lançar uma iniciativa empreendedora:
• Quem são os empreendedores?
• Como a iniciativa pode gerar valor econômico e social (modelo de negócio)?
• Quando essa iniciativa deve começar? Em outras palavras, o timing é adequado?
No mundo das startups, é comum utilizar a analogia do hipismo e debater a importância relativa do jóquei (empreendedor) ou cavalo (modelo de negócio). Na minha opinião, precisamos do jóquei certo (empreendedor), com o cavalo certo (modelo de negócio) no momento certo (timing). Não obstante, ressalto que os empreendedores (ou o time de fundadores da startup) são responsáveis por escolher ou adaptar o modelo de negócio e decidir sobre o momento adequado de uma iniciativa empreendedora. Assim cabe a eles encontrar o ponto ideal do seu sucesso!
(*) Marcelo Caldeira Pedroso, professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.
More Stories
Confira as interdições de trânsito em Campo Grande nos próximos dias
Competição de natação para jovens atletas em Campo Grande
MS terá 483 habitações do Minha Casa, Minha Vida Rural com R$ 41 milhões